domingo, 21 de outubro de 2012

Vídeos


Lindinho!



Sítio do Picapau Amarelo

Já ouviu falar na pedagogia do amor? Veja esta entrevista com o pedagogo e contador de histórias Roberto Carlos Ramos no Programa do Jô. Ele já foi menino de rua, record em fuga da FEBEM e considerado irrecuperável. Mas o amor de uma pedagoga o ajudou.
 Muito legal, uma lição para os professores que, cansados com o descaso das autoridades e desiludidos com sua profissão, pensam em desistir.
Parte 1



                                                                  Parte 2


                                                                           Parte 3


                                Porque contar histórias?


Ser Criança é bom! Ser criança faz bem!

O dia da criança foi comemorado na escola com muita diversão


Primeiro tivemos a sessão pipoquinha. Na própria escola foi providenciado a projeção de um desenho animado, as crianças amaram ver as traquinagens da boneca de pano Emília e sua turma! 


Uma palhaça muito especial foi visitar nossas crianças, é a tia Cris ela divertiu as crianças de montão.

A tia Thaiana comandou a recreação e animou a criançada!

Ainda com a palhacinha, houve uma divertida apresentação, onde sua ajudante, a tia Eloíza, teve uma participação muito legal e engraçada!

Olha elas aí outra vez!
Bricamos de pula pula e muito mais!


A todos que colaboraram: muito obrigado.

Poema para nossas crianças


Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.
Ruth Rocha


 Esse poema pode ser usado de vária maneiras nas aulas. Pode ser um jogral, ou  uma atividade de leitura feita pela própria professora.

Pirulito que bata - bate

Estes foram os trabalhos sobre o folclore. Falar sobre folclore  é falar sobre parlendas, cantigas de roda, lendas trava línguas e muito mais. Parabéns pelo excelente trabalho!

Um trava - línguas cantado e vivenciado pelos  alunos. Uma combinação de dobraduras, pintura e material concreto deram vida a uma tradição de nosso folclore. Ficou lindo!

O pirulito feito de massa de modelar e o carimbo com as mãos dos alunos, tornaram esta cantiga tão conhecida pelas crianças, algo ainda mais divertido!

Um boitatá feito com material reciclado, fez com que este trabalho também contemplasse o tema sobre o meio ambiente. Parabéns!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de outubro dia do Professor!



Verdades da Profissão de Professor
 
 
"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." Paulo Freire
              
                      

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Para os pais: Brincar é coisa séria

Brincar sempre é muito gostoso, estimulante e divertido.Por isso, brincadeira é coisa séria. Você papai e mamãe, podem ajudar e muito seu filho a ser criativo e a se desenvolver cognitiva, emocional e socialmente. Por isso aqui vão algumas dicas para você usar a brincadeira para estimular deu filho de modo muito gostoso e muito divertido. 1)Use brinquedos que estimulem a criatividade e que possam ser usadas ou manipuladas de várias formas, como blocos, legos, massa de modelar, papel e lápis, bonecas, animais de brinquedo etc. Incentive brincadeiras abertas, como shows de marionetes e história de construção (onde uma pessoa começa uma história e outras continuam nela linha a linha), também são ótimos para exercitar a imaginação e a criatividade. 2)Não deixe por conta do seu filho decidir quanto tempo gastar com TV, video games, internet e outros tipos de mídia. Negocie com ele um tempo mínimo, já que será impossível que ele não faça uso de tais meios de comunicação. No tempo em que ele não esteja assistindo televisão, aproveite para jogarem juntos algum joguinho de estratégia, com também ler em voz alta, brincar de cozinhar, fazer projetos de artesanato, apreciar a natureza ou qualquer outra coisa que vocês dois apreciem. 3)Brinque com seu filho, tire tempo para isso,isso permitirá que ele se aproxime de você incentiva a sua auto-expressão. Mas por favor, lembre-se que ele passa a maior parte do dia na escola em atividades estruturadas de aprendizagem, por isso seria muito bom se a brincadeira em casa acontecesse antes do horário da lição de casa. 4) Não use uma infinidades de regras ao brincar, você não está num quartel. As crianças,inconscientemente, copiam os adultos e crianças que brincam seguindo regras tendem a não usar a sua imaginação. Abstenha-se de dar uma opinião, mesmo que ele a procure. Por exemplo, se ele perguntar se deve pintar o mar de amarelo ou azul, você deve perguntar a ele que cor ele gostaria de pintar o mar e incentivá-lo na sua escolha. As crianças fazem perguntas como essas, porque a aprovação dos pais é importante para elas. Seu filho já sabe qual é a cor que ele deseja para o mar, mas quer obter a aprovação do seu desejo. Se ele obtiver essa aprovação ele mudará seu instinto inicial só para agradar a você, fazendo que com isso aos poucos ele vá minando seu poder de determinação e independência em suas escolhas. Aproveite esta fase junto com seu filho(a)ela passa rápido e é muito empolgante.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ler é uma prática muito importante , não só para as crianças em fase escolar, mas para todos os que desejam se informar, aprender, ou se divertir. Diversificar os gêneros textuais deve ser uma prática já na pré-escola. O site da revista nova escola traz uma coletânea de textos. São vários gêneros e autores. http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/era-uma-vez.shtml

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Festa Junina





Trabalhamos toda a cultura  relacionada com as festas juninas. Músicas, comidas típicas, linguagem...
"Pula Fogueira..."

projeto: Preservar o Meio Ambiente é Preservar a Vida!


Recilar, Reutilizar e Reaproveitar é preciso

Jacaré feito com caixa de ovos

Rio Macacu cantado em verso pelas crianças

As tias contaram a história de um casal de sapos que se viam as voltas com a poluição do Rio Macacu
O Ceim Tia Anastácia desenvolveu junto aos seus alunos um projeto de conscientização e preservação do meio ambiente.Discutiu valores e atitudes que valorizam a preservação da natureza. Localizada numa área onde a Mata Atlântica ainda é um de seus maiores bens - na cidade de Cachoeiras de Macacu - falamos sobre a preservação de nossa fauna e flora bem como de nossos rios. Houve exposição de trabalhos e dramatizações, onde as proprias professoras atuaram

nossas instalações