O Tia Anastácia é um centro de Educação Infantil que não pretende ensinar práticas pedagógicas, mas falar de temas importantes, e também divulgar a sua prática. Nossos educadores fazem um trabalho diferente, pois procura tornar o ambiente escolar agradável. Esperamos que curtam!
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Para os pais: Brincar é coisa séria
Brincar sempre é muito gostoso, estimulante e divertido.Por isso, brincadeira é coisa séria. Você papai e mamãe, podem ajudar e muito seu filho a ser criativo e a se desenvolver cognitiva, emocional e socialmente. Por isso aqui vão algumas dicas para você usar a brincadeira para estimular deu filho de modo muito gostoso e muito divertido.
1)Use brinquedos que estimulem a criatividade e que possam ser usadas ou manipuladas de várias formas, como blocos, legos, massa de modelar, papel e lápis, bonecas, animais de brinquedo etc. Incentive brincadeiras abertas, como shows de marionetes e história de construção (onde uma pessoa começa uma história e outras continuam nela linha a linha), também são ótimos para exercitar a imaginação e a criatividade.
2)Não deixe por conta do seu filho decidir quanto tempo gastar com TV, video games, internet e outros tipos de mídia. Negocie com ele um tempo mínimo, já que será impossível que ele não faça uso de tais meios de comunicação. No tempo em que ele não esteja assistindo televisão, aproveite para jogarem juntos algum joguinho de estratégia, com também ler em voz alta, brincar de cozinhar, fazer projetos de artesanato, apreciar a natureza ou qualquer outra coisa que vocês dois apreciem.
3)Brinque com seu filho, tire tempo para isso,isso permitirá que ele se aproxime de você incentiva a sua auto-expressão. Mas por favor, lembre-se que ele passa a maior parte do dia na escola em atividades estruturadas de aprendizagem, por isso seria muito bom se a brincadeira em casa acontecesse antes do horário da lição de casa.
4) Não use uma infinidades de regras ao brincar, você não está num quartel. As crianças,inconscientemente, copiam os adultos e crianças que brincam seguindo regras tendem a não usar a sua imaginação. Abstenha-se de dar uma opinião, mesmo que ele a procure. Por exemplo, se ele perguntar se deve pintar o mar de amarelo ou azul, você deve perguntar a ele que cor ele gostaria de pintar o mar e incentivá-lo na sua escolha. As crianças fazem perguntas como essas, porque a aprovação dos pais é importante para elas. Seu filho já sabe qual é a cor que ele deseja para o mar, mas quer obter a aprovação do seu desejo. Se ele obtiver essa aprovação ele mudará seu instinto inicial só para agradar a você, fazendo que com isso aos poucos ele vá minando seu poder de determinação e independência em suas escolhas.
Aproveite esta fase junto com seu filho(a)ela passa rápido e é muito empolgante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário