terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ensine seus alunos a gostar de ler!

                Mais do que ensinar os conteúdos programáticos, mais do que estimular valores morais, mais do que ajudar as crianças aos cuidados pessoais, podemos ensinar o gosto pela leitura. Saber ler nem sempre garante que nossas crianças estão despertando o gosto pela leitura, ou mesmo que elas estão usando sua leitura no âmbito social.
                Ler deve ser um ato prazeroso e não apenas informativo. Para que as crianças desenvolvam o prazer em ler, devemos começar pelo nosso bom exemplo. Nós professores, podemos demonstrar ser aquele leitor apaixonado quando lemos para nossas crianças.
               Quando lemos para uma criança, mostramos um caminho cheio de possibilidades e os encantamos com livros agradáveis. Daí começa um vínculo  entre as crianças e os livros.
                Mesmo sem  dominar a escrita ou leitura convencional, crianças podem ser pequenos leitores. Deixe que elas manuseiem os livros, não tenha medo, as crianças precisam explorar e compreender como os livros são utilizados, dessa forma elas começas a ter um comportamento leitor.

                Leia em voz alta para as crianças, usando o portador isto é, o livro, não apenas conte a história, embora isto ás vezes seja conveniente. Ler em voz alta para as crianças valoriza a leitura e aumenta o seu repertório de palavras, também explore as ilustrações além de deixar que as crianças se expressem. Permita que ela interrompa a leitura,demonstrando seu envolvimento e curiosidade. Enfim ajude as crianças a desenvolver o hábito pela leitura e a ver como ela pode ser prazerosa!

Nenhum comentário: