Os índios foram primeiros a habitar o Brasil e foram os responsáveis por muito de nossos costumes, cultura, e linguagem. Falar sobre os índios é compreender melhor nosso modo de viver.
Objetivos:
Valorizar hábitos e costumes;
Conhecer brincadeiras típicas das crianças indígenas;
Adaptar brincadeiras indígenas para a realidade de nossas crianças;
Observação e confecção de adornos típicos com material reciclado;
Desenvolver o gosto pela leitura através de textos relacionados.
Conteúdos:
Músicas, ritmo
Alimentos típicos
Como vive a sociedade indígena
Linguagem adotada por algumas tribos indígenas
Cores
Estratégias:
Músicas : 1,2,3 indiozinhos / toque patoque/
História "O menino Poti"
Artes: Cores e formas
Apresentação oral de palavras herdadas dos índios e o idioma de alguns grupos indígenas
Filme "O pequeno Hiawatha"
Culminância do projeto: Dramatização baseada no livro "O menino Poti" da autora Ana Maria Machado.
Lanche coletivo com alimentos típico ( batata - doce, aimpim, bijou, banana e etc)
Música Toque Patoque do filme Tainá
Vídeo: O Pequeno Hiawatha
Caracterização com pintura no rosto das crianças e adornos típicos.
Representação de um índia do estado do Pará |
As professoras Cristiane e Elisabeth |
Jacaré feito de meia e olhos de isopor, fantoche |
Dramatização do livro "O menino Poti" |
Dançando com o pau de chuva, trabalhando ritmo. Confeccionado com rolo de papel toalha e arroz dentro, depois enfeitado |
No meio a supervisora pedagógica Rosa enfeitada com urucum |
Música "Toque Patoque"
Nenhum comentário:
Postar um comentário