Projeto Pedagógico: O Povo em Festa
Projeto
interdisciplinar: Folclore
JUSTIFICATIVA:
A necessidade de se manter viva a cultura dos
povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão
necessárias na construção de nossa história nos levou a construir estes
projetos, que nos auxilia na compreensão de “hoje”, baseando em experiências
anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com o tempo e as
novas gerações não tenham acesso a sua origem.
OBJETIVOS GERAIS:
·
Resgatar
a tradição, a gastronomia, os valores culturais e suas características e
principalmente a alegria e a confraternização que a festa junina e o folclore conseguem
proporcionar;
·
Resgatar
as brincadeiras populares (Amarelinha, Berlinda, Telefone sem fio, Cabra-cega, Cara ou
coroa, Cinco
marias, Esconde-esconde, Gato-mia, Jogo da velha, Pega-pega, Peteca, Quebra-cabeça, Cabo de guerra, Batata quente etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resgatar
tradições populares;
·
Resgatar
brincadeiras e músicas folclóricas;
·
Estimular
a imaginação da criança;
·
Trabalhar
o conjunto de elementos que simbolizam os festejos juninos: Roupas e alimentos
típicos, lendas, músicas, ritmos e danças típicas, festas populares, fogueiras,
balões, casamento da roça, quadrilhas etc;
·
Identificar
as comidas típicas desta época (canjica, pipoca, pé-de-moleque, angu à Baiana,
caldo verde, bolinho de aipim, bolo de fubá, cocada, caldo de pinto) etc.
·
Confeccionar
enfeites para decorar a escola;
·
Confeccionar
dobraduras;
·
Declamar
poemas;
·
Confeccionar
murais;
·
Valorizar
a vida do homem no campo;
·
Repassar
valores culturais;
·
Resgatar
as tradições folclóricas;
·
Conscientizar
do perigo de soltar balões;
·
Conhecer
as lendas e as histórias folclóricas.
EIXOS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·
Rodas de
conversas:(explicar o que é uma festa
junina, o que é o folclore, o que são
lendas etc);
·
Dramatizações
e coreografias;
·
Versos e
poemas;
·
Quadrilhas;
·
Brincadeiras;
·
Pesquisas;
·
Construção
de textos junto com as crianças etc.
EIXO: MOVIMENTO
·
Músicas/coreografias
que retratem o tema;
·
Quadrilha;
·
Casamento
da roça;
·
Literatura
de Cordel;
·
Folguetos
populares;
·
Brincadeiras
etc.
EIXO: ARTES VISUAIS
·
Colar
palitos;
·
Confeccionar
enfeitas para decorar a sala e a escola ( bandeirinhas, balões, fogueiras,
lanternas etc);
·
Dobraduras;
·
Recorte e
colagem;
·
Murais;
·
Ilustrações
das lendas, trava-línguas;
·
Quebra-cabeça;
·
Fantoches;
·
Mascaras
etc.
EIXO: MÚSICA
·
Confeccionar
instrumentos musicais;
·
Desenvolver
a memória musical através de repertórios variados de canções etc.
EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE
·
Datas
comemorativas;
·
Comidas
típicas;
·
Festa
Junina com a participação da sociedade
etc.
EIXO: MATEMÁTICA
·
Contagem;
·
Quebra-cabeça;
·
Trabalhar
a memorização da criança com jogos da memória;
Construir a noção de tempo a partir de vivências
e atividades sugeridas etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário