Projetos interdisciplinares: O corpo humano,
alimentação saudável, os animais e os materiais recicláveis.
Justificativa:
·
A
educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos
alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização
da preservação do meio ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos.
Objetivos gerais:
·
Sensibilizar
os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as
situações que causam danos à ecologia como: Poluição, desmatamento, queimadas,
extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza;
·
Valorizar
atitudes relacionadas à saúde, o bem estar individual, bem como a manutenção e
a preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
Objetivos
específicos:
·
Coletar
dados a respeito do ambiente em que vivemos;
·
Perceber
os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
·
Demonstrar
que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
·
Trabalhar
as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora e a vida
marinha;
·
Conhecer
as partes de uma planta;
·
Conhecer
os tipos de animais: aquáticos, terrestres e aéreos;
·
Despertar
nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e o senso de
responsabilidade para com as gerações futuras;
·
Reconhecer
atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente;
·
Conscientizar
sobre o uso adequado e renovação de certas matérias primas: Reciclagem;
·
Falar
sobre os animais que têm em casa;
·
Expor
pequenos animais na escola, a fim de observá-los, compará-los e estabelecer
relações entre eles;
·
Observar
paisagens naturais e paisagens poluídas;
·
Participar
do processo de plantio de uma planta que se torne, futuramente, uma árvore;
·
Cuidar
de plantas e acompanhar o seu desenvolvimento (germinação);
·
Estabelecer
regras para a coleta seletiva do lixo;
·
Visitar
um horto;
·
Discutir
como a ação do homem pode prejudicar a natureza e provocar sérios problemas
ambientais como: Poluição da água, da terra e do ar, desperdício da água e da
energia, desmatamento, queimadas, contaminação dos alimentos, extinção dos
animais e plantas;
·
Identificar
os alimentos saudáveis que existem no meio ambiente;
·
Montar
murais informativos sobre os alimentos saudáveis;
·
Valorizar
os alimentos saudáveis para o bom funcionamento do corpo humano;
·
Conhecer
os cinco sentidos: Tato, visão, olfato, paladar e a audição.
EIXOS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·
Dramatização: A sementinha;
·
Dramatização: As cinco gotinhas;
·
Produção de histórias;
·
Produção de relatórios;
·
Livro de histórias;
·
Exibição de vídeos: O Rei Leão, Arca de Noé,
procurando Nemo, Beleza Negra, Vida de insetos, um intruso no formigueiro,
Formiguinha Z, Sem floresta, A era do gelo etc;
·
Rodas de conversas sobre o tema,
·
Conversa e relatório sobre o que é feito com o lixo
caseiro;
·
Histórias contadas e recontadas, ilustrações de
textos;
·
Livros de receitas etc.
EIXO: MOVIMENTO:
·
Passeio dentro e fora da escola para coleta de
pequenos animais;
·
Passeio dirigido para observar as diversas plantas;
·
Dramatizações: A floresta encantada, Um dia na
floresta etc;
·
Brincadeiras dirigidas envolvendo o tema: Macaco
mandou, jogo do dado (imitando os animais destacados);
·
Visita ao horto etc.
EIXO: ARTES VISUAIS
·
Cartazes,
murais;
·
Maquetes;
·
Máscaras;
·
Modelagem
de bichinhos (massinha, argila, legumes etc);
·
Desenho
livre;
·
Dobraduras;
·
Recorte
e colagem;
·
Pinturas;
·
Jogo
da memória;
·
Quebra
cabeça;
·
Sopa;
·
Salada
de frutas etc.
EIXO: MÚSICA
·
Deus tudo fez (cd da Ana Valadão – crianças diante
do trono);
·
Sementinha (cd Aline Barros);
·
Arco íris (Xuxa);
·
Água (Cristina Mel);
·
Planeta água (Guilherme Arantes);
·
Arca de Noé (Ana Paula Valadão);
·
Quem fez você e eu;
·
As árvores balançam;
·
Deus fez o Peixe;
·
Você é especial (Aline Barros)
EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE
·
Datas comemorativas;
·
Exposição de pequenos animais;
·
Exposição de várias espécies de plantas;
·
Observação e registro da germinação da semente
escolhida;
·
Exposição de objetos feitos a partir da reciclagem
de diversos materiais;
Terrário;
·
Plantio de mudas de plantas diversas;
·
Gincana ecológica etc.
EIXO: MATEMÁTICA
·
Contagem de sementes e grãos;
·
Quebra-cabeça;
·
Jogo da memória;
·
Diferenciar as sementes por tamanho etc.
DATAS COMEMORATIVAS:
·
11
de agosto – Dia dos pais;
·
22
de setembro – Início da primavera.
Como parte de nosso projeto, estamos envolvidos numa gincana para recolhimento de garrafas pet e latinhas.
Tia Taiana recolhendo e contando as garrafas |
Tia Rosa |
Isaías, dono do ferro velho indo buscar o material. Enchemos um caminhão em apenas 2dias. |
Tia Cristiane em sua aula sobre alimentação |
Trabalho sobre alimentação saudável da turma da tia Fabiane |
vídeo "sopa - palavra cantada" http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0
Nenhum comentário:
Postar um comentário