segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Semana Nacional do Trânsito

Projeto Pedagógico: EU E MINHA FAMÍLIA
Projetos interdisciplinares: OS MEIOS DE TRANSPORTES E O TRÂNSITO

JUSTIFICATIVA:
            Escola e família têm os mesmos objetivos: fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem. A parceria é fundamental para a aprendizagem da criança. A união entre família e escola no processo da aprendizagem, contribuirá para a construção da identidade da criança. Comemorar  a Semana Nacional do Trânsito

OBJETIVOS:
Ø  Identificar os diversos membros que formam a família e seus parentescos;
Ø  Identificar o percurso da casa até a escola;
Ø  Valorizar a importância da família na escola;
Ø  Reconhecer os cômodos da casa;
Ø  Conscientizar os alunos sobre a importância do respeito aos idosos;
Ø  Reconhecer suas características pessoais;
Ø  Pesquisar a história do nome da criança;
Ø  Identificar qual o meio de transporte que o aluno vem para a escola;
Ø  Identificar os meios de transportes: aquáticos, terrestre e aéreo;
Ø  Identificar as cores do sinal de trânsito e o significado de cada uma;
Ø  Conscientizar sobre o assunto: beber e dirigir não pode.
Ø  Identificar algumas placas de trânsito e sinais de alerta.

              ESTRATÉGIAS:
Ø  Promover rodas de conversas sobre os temas propostos;
Ø  Promover pesquisas com a participação dos pais, sobre o nome da criança;
Ø  Promover rodas de conversas sobre os meios de transportes existentes;
Ø  Separar os meios de transportes usados na água (aquáticos), no ar (aéreo) e no chão (terrestre) através de cartazes, fichas, desenhos, recortes, origamis, sucatas histórias etc;
Ø  Diferenciar os membros da família através de cartazes, recorte e colagem, desenho, histórias e Peças teatrais etc;
Ø  Demonstrar através de histórias, rodas de conversas, cartazes etc, por que não se deve beber e dirigir;
Ø  Através de colagem, desenho, pintura, etc, identificar as cores do sinal de trânsito etc.

EIXOS:  LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Ø  Rodas de conversas;
Ø  Rodas de músicas;
Ø  Fichas de identificação;
Ø  Chamadinha (visualização do nome);
Ø  Histórias contadas e recontadas.

EIXO:MOVIMENTO
Ø  Brincadeiras envolvendo os familiares (FESTA);
Ø  Faz-de-conta utilizando fantasias, maquiagem, roupas, sapatos, acessórios, bolsas etc;
Ø  Brincadeiras simbólicas.

EIXO: ARTES VISUAIS
Ø  Desenho livre;
Ø  Murais: Famílias diversas, nossa família através de fotografias;
Ø  Recorte e colagem;
Ø  Maquetes com sucatas;
Ø  Quebra-cabeça;
Ø  Confecção de porta retratos;
Ø  Confecções de fantoches.
Ø  As cores etc.

EIXO: MUSÍCAS
Ø  Oração pela família;
Ø  Rap da família;
Ø  Família dos Titãs etc.

EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE
Ø  Datas comemorativas;
Ø  Tipos de famílias etc.

EIXO: MATEMÁTICA

São muitas as formas possíveis de se realizar o trabalho com a matemática nessas faixas etárias, mas ele deve acontecer inserido e integrado ao cotidiano da criança.

Ø  Contagem diária dos alunos;

Ø  Relações quantitativas dos componentes das famílias (mais e Menos) etc



                                          Dramatização sobre como se comportar no trânsito











Saiba mais no site do DETRAN    http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=8060






Nenhum comentário: