sábado, 23 de novembro de 2013

Projeto Pedagógico: Monteiro Lobato

SUPERVISORA PEDAGÓGICA: ROSA FÁTIMA



Justificativa:
            Conhecer a vida e a obra de Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer é contribuir para a construção da cidadania trabalhando com ludicidade.
            Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler sua obra significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade cultural. Trabalhar Monteiro Lobato, é vivenciar dentro da literatura infantil um mundo rico em cultura, em um mundo mágico de personagens que encantam as crianças, os jovens e os adultos. “Através da Emília, que diz tudo o que pensa do Visconde de Sabugosa que é um sábio. Dona Benta que é a contadora de histórias e aceita a imaginação criadora das crianças, Tia Anastácia que é o folclore em pessoa, Narizinho e Pedrinho representando as crianças de ontem, e de hoje, sempre abertas a tudo r querendo ser felizes”.

Objetivos gerais:
            Conhecer Monteiro Lobato, e desenvolver a imaginação, a fantasia, a criação e o sonho nas crianças.

Objetivos específicos:
·         Promover apresentações teatrais de alguns dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo;
·         Desenvolver a linguagem oral a partir das músicas do sítio;
·         Estimular a memória e a percepção visual;
·         Sensibilizar os alunos quanto à valorização e a importância da nossa literatura;
·         Estimular a fantasia e a imaginação através de diversas atividades;
·         Conhecer a importância de Monteiro Lobato na literatura e na história do Brasil;
·         Ouvir, recontar e dramatizar histórias;
·         Trabalhar personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo, através de pequenas biografias de cada um;
·         Produzir textos coletivos sobre os personagens do sítio;
·         Identificar no livro: títulos, ilustradores, autores, personagens etc.

 Metodologias:

·         Biografia de Monteiro Lobato e de alguns dos personagens do sítio;
·         Apresentação de Monteiro Lobato através de fotos, histórias etc.
·         Quebra-cabeça;
·         Músicas;
·         Filmes;
·         Cartazes;
·         Dobraduras;
·         Desenhos;
·         Pintura;
·         Recorte e colagem;
·         Confecção de bonecos;
·         Culinária: bolinhos de chuva etc;
·         Confecção de um livro coletivo;
·         Modelagem;
·         DVD e CD;
·         Contação de histórias através de fantoches, máscaras, varal, mural, teatro de sombras, dramatizações etc;
·         Conto, reconto e interpretação;
·         Oficinas literárias com contos de histórias originais do autor, realizadas pelas professoras;
·         Boliche numérico com as figuras do sítio coladas associando número e quantidade;
·         Elaboração de painéis compondo conjuntos:
·         “O que pertence ao Pedrinho?” (bola de gudes, macacão e estilingue). O não pertence (bola colorida, sandálias e guarda-chuva).


Culminância do projeto:

            As professoras se caracterizarão de alguns dos personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo, e farão uma dramatização no sítio da professora Suely. Ao final receberão os bolinhos de chuva da tia Anastácia. Também acontecerão algumas apresentações das crianças, na escola, sobre a obra de Monteiro Lobato.



Sugestões de lembrancinhas







A Culminância do projeto











4 comentários:

cmmosoares.cm@gmail.com/Marione disse...

Parabéns a toda Equipe CEIM Tia Anastácia! Amar o que faz resulta na confirmação da sua vocação. Ficou tudo perfeito. Um grande beijo para todas vcs.

dona amiguinha disse...

amiga... que lindo projeto!
posso copiar algumas coisas?
qualquer coisa me avise.
beijos
dona amiguinha

professora FLÁVIA disse...

Amei,esse projeto e muito estimulante PR os pequenos ,a imaginação vai longe.

Rosangela BarrosMota disse...

.maravilhoso! Parabéns pelo belíssimos trabalho