SUPERVISORA
PEDAGÓGICA: ROSA FÁTIMA
Justificativa:
Conhecer a vida e a obra de Monteiro
Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer é contribuir para
a construção da cidadania trabalhando com ludicidade.
Lobato significa literatura de muita
qualidade e história. Não ler sua obra significa abrir mão de livros que
simbolizam nossa própria identidade cultural. Trabalhar Monteiro Lobato, é
vivenciar dentro da literatura infantil um mundo rico em cultura, em um mundo
mágico de personagens que encantam as crianças, os jovens e os adultos. “Através
da Emília, que diz tudo o que pensa do Visconde de Sabugosa que é um sábio.
Dona Benta que é a contadora de histórias e aceita a imaginação criadora das
crianças, Tia Anastácia que é o folclore em pessoa, Narizinho e Pedrinho
representando as crianças de ontem, e de hoje, sempre abertas a tudo r querendo
ser felizes”.
Objetivos gerais:
Conhecer
Monteiro Lobato, e desenvolver a imaginação, a fantasia, a criação e o sonho
nas crianças.
Objetivos
específicos:
·
Promover
apresentações teatrais de alguns dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo;
·
Desenvolver
a linguagem oral a partir das músicas do sítio;
·
Estimular
a memória e a percepção visual;
·
Sensibilizar
os alunos quanto à valorização e a importância da nossa literatura;
·
Estimular
a fantasia e a imaginação através de diversas atividades;
·
Conhecer
a importância de Monteiro Lobato na literatura e na história do Brasil;
·
Ouvir,
recontar e dramatizar histórias;
·
Trabalhar
personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo, através de pequenas biografias de
cada um;
·
Produzir
textos coletivos sobre os personagens do sítio;
·
Identificar
no livro: títulos, ilustradores, autores, personagens etc.
Metodologias:
·
Biografia
de Monteiro Lobato e de alguns dos personagens do sítio;
·
Apresentação
de Monteiro Lobato através de fotos, histórias etc.
·
Quebra-cabeça;
·
Músicas;
·
Filmes;
·
Cartazes;
·
Dobraduras;
·
Desenhos;
·
Pintura;
·
Recorte
e colagem;
·
Confecção
de bonecos;
·
Culinária:
bolinhos de chuva etc;
·
Confecção
de um livro coletivo;
·
Modelagem;
·
DVD
e CD;
·
Contação
de histórias através de fantoches, máscaras, varal, mural, teatro de sombras,
dramatizações etc;
·
Conto,
reconto e interpretação;
·
Oficinas
literárias com contos de histórias originais do autor, realizadas pelas
professoras;
·
Boliche
numérico com as figuras do sítio coladas associando número e quantidade;
·
Elaboração
de painéis compondo conjuntos:
·
“O
que pertence ao Pedrinho?” (bola de gudes, macacão e estilingue). O não
pertence (bola colorida, sandálias e guarda-chuva).
Culminância do projeto:
As professoras se caracterizarão de
alguns dos personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo, e farão uma dramatização
no sítio da professora Suely. Ao final receberão os bolinhos de chuva da tia
Anastácia. Também acontecerão algumas apresentações das crianças, na escola,
sobre a obra de Monteiro Lobato.
Sugestões de lembrancinhas
A Culminância do projeto
5 comentários:
Parabéns a toda Equipe CEIM Tia Anastácia! Amar o que faz resulta na confirmação da sua vocação. Ficou tudo perfeito. Um grande beijo para todas vcs.
amiga... que lindo projeto!
posso copiar algumas coisas?
qualquer coisa me avise.
beijos
dona amiguinha
Amei,esse projeto e muito estimulante PR os pequenos ,a imaginação vai longe.
.maravilhoso! Parabéns pelo belíssimos trabalho
Belissimo projeto
Postar um comentário