quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Projeto Pedagógico: Eu e o meio em que vivo.


 Projetos interdisciplinares: O corpo humano, alimentação saudável, os animais e os materiais recicláveis.

Justificativa:
·         A educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos.

Objetivos gerais:
·         Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: Poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza;

·         Valorizar atitudes relacionadas à saúde, o bem estar individual, bem como a manutenção e a preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

Objetivos específicos:
·         Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos;
·         Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
·         Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
·         Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora e a vida marinha;
·         Conhecer as partes de uma planta;
·         Conhecer os tipos de animais: aquáticos, terrestres e aéreos;
·         Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e o senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
·         Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente;
·         Conscientizar sobre o uso adequado e renovação de certas matérias primas: Reciclagem;
·         Falar sobre os animais que têm em casa;
·         Expor pequenos animais na escola, a fim de observá-los, compará-los e estabelecer relações entre eles;
·         Observar paisagens naturais e paisagens poluídas;
·         Participar do processo de plantio de uma planta que se torne, futuramente, uma árvore;
·         Cuidar de plantas e acompanhar o seu desenvolvimento (germinação);
·         Estabelecer regras para a coleta seletiva do lixo;
·         Visitar um horto;
·         Discutir como a ação do homem pode prejudicar a natureza e provocar sérios problemas ambientais como: Poluição da água, da terra e do ar, desperdício da água e da energia, desmatamento, queimadas, contaminação dos alimentos, extinção dos animais e plantas;
·         Identificar os alimentos saudáveis que existem no meio ambiente;
·         Montar murais informativos sobre os alimentos saudáveis;
·         Valorizar os alimentos saudáveis para o bom funcionamento do corpo humano;
·         Conhecer os cinco sentidos: Tato, visão, olfato, paladar e a audição.

EIXOS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·         Dramatização: A sementinha;
·         Dramatização: As cinco gotinhas;
·         Produção de histórias;
·         Produção de relatórios;
·         Livro de histórias;
·         Exibição de vídeos: O Rei Leão, Arca de Noé, procurando Nemo, Beleza Negra, Vida de insetos, um intruso no formigueiro, Formiguinha Z, Sem floresta, A era do gelo etc;
·         Rodas de conversas sobre o tema,
·         Conversa e relatório sobre o que é feito com o lixo caseiro;
·         Histórias contadas e recontadas, ilustrações de textos;
·         Livros de receitas etc.

EIXO: MOVIMENTO:
·         Passeio dentro e fora da escola para coleta de pequenos animais;
·         Passeio dirigido para observar as diversas plantas;
·         Dramatizações: A floresta encantada, Um dia na floresta etc;
·         Brincadeiras dirigidas envolvendo o tema: Macaco mandou, jogo do dado (imitando os animais destacados);
·         Visita ao horto etc.

EIXO: ARTES VISUAIS
·         Cartazes, murais;
·         Maquetes;
·         Máscaras;
·         Modelagem de bichinhos (massinha, argila, legumes etc);
·         Desenho livre;
·         Dobraduras;
·         Recorte e colagem;
·         Pinturas;
·         Jogo da memória;
·         Quebra cabeça;
·         Sopa;
·         Salada de frutas etc.

EIXO: MÚSICA
·         Deus tudo fez (cd da Ana Valadão – crianças diante do trono);
·         Sementinha (cd Aline Barros);
·         Arco íris (Xuxa);
·         Água (Cristina Mel);
·         Planeta água (Guilherme Arantes);
·         Arca de Noé (Ana Paula Valadão);
·         Quem fez você e eu;
·         As árvores balançam;
·         Deus fez o Peixe;
·         Você é especial (Aline Barros)

EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE
·         Datas comemorativas;
·         Exposição de pequenos animais;
·         Exposição de várias espécies de plantas;
·         Observação e registro da germinação da semente escolhida;
·         Exposição de objetos feitos a partir da reciclagem de diversos materiais;
           Terrário;
·         Plantio de mudas de plantas diversas;
·         Gincana ecológica etc.

EIXO: MATEMÁTICA
·         Contagem de sementes e grãos;
·         Quebra-cabeça;
·         Jogo da memória;
·         Diferenciar as sementes por tamanho etc.

DATAS COMEMORATIVAS:
·         11 de agosto – Dia dos pais;

·         22 de setembro – Início da primavera.


Como parte de nosso projeto, estamos envolvidos numa gincana para recolhimento de garrafas pet e latinhas. 



Tia Taiana recolhendo e contando as garrafas






Tia Rosa 


Isaías, dono do ferro velho indo buscar o material. Enchemos um caminhão em apenas 2dias.

Tia Cristiane em sua aula sobre alimentação


Trabalho sobre alimentação saudável da turma da tia Fabiane





Sugestões de atividades:

vídeo "sopa - palavra cantada" http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0




quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Povo em Festa



Projeto Pedagógico: O Povo em Festa
Projeto interdisciplinar: Folclore


JUSTIFICATIVA:
A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história nos levou a construir estes projetos, que nos auxilia na compreensão de “hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com o tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.

OBJETIVOS GERAIS:

·         Resgatar a tradição, a gastronomia, os valores culturais e suas características e principalmente a alegria e a confraternização que a festa junina e o folclore conseguem proporcionar;

·         Resgatar as brincadeiras populares (Amarelinha, Berlinda, Telefone sem fio, Cabra-cega, Cara ou coroa, Cinco marias, Esconde-esconde, Gato-mia, Jogo da velha, Pega-pega, Peteca, Quebra-cabeça, Cabo de guerra, Batata quente etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
               Resgatar tradições populares;
·         Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
·         Estimular a imaginação da criança;
·         Trabalhar o conjunto de elementos que simbolizam os festejos juninos: Roupas e alimentos típicos, lendas, músicas, ritmos e danças típicas, festas populares, fogueiras, balões, casamento da roça, quadrilhas etc;
·         Identificar as comidas típicas desta época (canjica, pipoca, pé-de-moleque, angu à Baiana, caldo verde, bolinho de aipim, bolo de fubá, cocada, caldo de pinto) etc.
·         Confeccionar enfeites para decorar a escola;
·         Confeccionar dobraduras;
·         Declamar poemas;
·         Confeccionar murais;
·         Valorizar a vida do homem no campo;
·         Repassar valores culturais;
·         Resgatar as tradições folclóricas;
·         Conscientizar do perigo de soltar balões;
·         Conhecer as lendas e as histórias folclóricas.

EIXOS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·         Rodas de conversas:(explicar  o que é uma festa junina, o que é o folclore,  o que são lendas etc);
·         Dramatizações e coreografias;
·         Versos e poemas;
·         Quadrilhas;
·         Brincadeiras;
·         Pesquisas;
·         Construção de textos junto com as crianças etc.

EIXO: MOVIMENTO

·         Músicas/coreografias que retratem o tema;
·         Quadrilha;
·         Casamento da roça;
·         Literatura de Cordel;
·         Folguetos populares;
·         Brincadeiras etc.

EIXO: ARTES VISUAIS

·         Colar palitos;
·         Confeccionar enfeitas para decorar a sala e a escola ( bandeirinhas, balões, fogueiras, lanternas etc);
·         Dobraduras;
·         Recorte e colagem;
·         Murais;
·         Ilustrações das lendas, trava-línguas;
·         Quebra-cabeça;
·         Fantoches;
·         Mascaras etc.

EIXO: MÚSICA

·         Confeccionar instrumentos musicais;
·         Desenvolver a memória musical através de repertórios variados de canções etc.

EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE

·         Datas comemorativas;


·         Comidas típicas;
·         Festa Junina com a participação da  sociedade etc.


EIXO: MATEMÁTICA

·         Contagem;
·         Quebra-cabeça;
·         Trabalhar a memorização da criança com jogos da memória;
Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades sugeridas etc.






Nosso convite




Os preparativos






balão diferente


Mural da escola


Fogueira carimbo com as mãos


A professora de educação física confeccionando 
com as crianças as bandeirinhas



bandeirinhas coloridas pelas crianças


atividade em sala








SUPERVISORA PEDAGÓGICA: ROSA FÁTIMA